Ladybug: Pronto-a-vestir com design (em português)







O design é casual. A modelagem, o detalhe dos acabamentos e os materiais estão em destaque nas peças simples, confortáveis e repletas de longevidade da Ladybug. A marca da pronto-a-vestir é um dos projetos da designer de moda Joana Teodoro, também responsável pela REC - Recycled Clothing.

Aqui não se reciclam roupas. A Ladybug é uma linha feita de raíz, com materiais novos e produção em pequenas quantidades. Como o otimismo não tem estação, o desenvolvimento de ideias acontece durante todo o ano.

Patrícia Franco: fio esculpido e inspirado no universo feminino


As jóias de Patrícia Franco são esculturas para usar. São visões íntimas e pessoais sobre as memórias fisiológicas e emocionais das inúmeras paisagens internas do ser humano, sobretudo femininas. Criar esculturas orgânicas baseadas em formas geométricas é recorrente no trabalho de Patrícia Franco, que continua a inspirar-se na complexidade e riqueza das cores e texturas dos aparelhos circulatório, respiratório e reprodutivo femininos.

Nas suas criações, a designer aborda temas que lhe são próximos ou que lhe interessam. Geralmente são temas universais e femininos que fazem parte da sua memória visual, como a conceção, o nascimento, o poder, o corpo e o sexo.

Em 2007, Patrícia começou a trabalhar com fios de arame, inspirada por técnicas de tricot antigas que aprendeu com a mãe e com amigas. Todos os seus trabalhos são séries únicas e limitadas, feitos à mão com uma agulha de tricotar.

Taken: Não é uma loja, mas também é

RVCA - coleção feminina Primavera Verão 2012 - à venda na Taken

Vans, Element, RVCA, Nixon, Pointer, Carhartt, LRG, OBEY, Vonzipper e Franklin Marshall são algumas das marcas à venda na Taken.
Não é uma loja. Não tem apenas as marcas de referência da cena urbana. Nem só produtos exclusivos. Não é apenas um espaço com boa música, nem somente uma galeria com exposições permanentes dos artistas de street art do momento. Nem é apenas uma loja. É a Taken - Urban Culture Store, situada no número 1 da Rua de Santa Catarina, no Porto.

O espaço propõe uma fuga da vida urbana para entrar profundamente na cultura urbana.  Vende roupa, calçado e acessórios e propõe uma agenda de exposições e apresentações de Djs.

Santa Catarina é apenas a morada da primeira Taken e a fonte de autenticidade do conceito, porque a ideia é replicar o projeto e optimizá-lo para outros espaços, incluindo grandes superfícies comerciais.

RVCA nas lojas Taken: So good!








Ultrapassando as fronteiras do vestuário desportivo tradicional, a RVCA é um estilo de vida que se sobrepôe a qualquer moda ou tendência. O fundador e director criativo, PM Tenore, quis, desde início, criar uma plataforma de união entre arte, música, moda, e estilos de vida modernos de uma forma original.

Estabelecida para promover a genuína integridade das subculturas, a RVCA redefine a direcção da perspetiva de mercado no mundo da arte e moda.
RVCA é ver a vida como um grande quadro. É inspirar uma geração.

A nova coleção masculina da marca está em breve disponível nas lojas Taken.

Cohibas: irreverência made in Portugal


Um estilo inconfundível e arrojado é o cunho que a Cohibas quer deixar no mercado do calçado. A marça portuguesa apresenta para a Primavera/Verão de 2012 a sua segunda coleção feminina, com modelos ainda mais fortes e surpreendentes do que os anteriores, procurando manter a originalidade já conhecida nos modelos masculinos.

Apresentando-se como solução para homens e mulheres que não têm medo de arriscar, a Cohibas tem modelos para diferentes ocasiões, como se acompanhasse o dia-a-dia da vida cosmopolita. A mais recente novidade é o modelo Rockabilly, que promete ser o must have da estação: o sapato mistura o clássico, o urbano e o casual, estando disponível em quatro conjugações diferentes de cores. Só deve ser usado por quem não tiver medo de arriscar e brilhar (eu fiquei fã!).

Paixão por sapatos na nova coleção da Guava


Pixel é o nome da coleção de Primavera Verão 2012 da Guava. "Obsession.. Maybe! Passion.. Absolutely!" é o título de uma série de video teasers que deixam vislumbrar as novidades da marca. Os vídeos são inspirados na excentricidade existente no desejo feminino por sapatos.

OUT OF MY BOX: Aqui e agora

Pára de pensar em quem tu és. Vive. Não te preocupes com o que os outros pensam. Ninguém te está a julgar. Vive. Participa. O mundo está aqui e agora. A felicidade não está do outro lado do espelho e muito menos para lá do muro. A felicidade não está naquilo que supomos precisar. Se pensarmos assim, quando lá chegarmos - ao emprego que queremos, ao ordenado que merecemos, à casa de sonho com jardim para os três filhos que não temos - vamos precisar de outra coisa qualquer. Vive cada dia como se fosse teu. Há-de chegar um dia que será o último. Quando aí chegares não vais querer ter passado pela vida sem a viver. Não vai valer de nada toda a angustia com o futuro, com o presente, com o passado, com o que não conquistaste e se calhar nunca vais conquistar. Nada disso importa, porque sabes que o que não conquistaste nem sequer é o que te fará feliz. Não invejes. A felicidade também não está no que os outros são ou têm. É com o que tens que tens de viver. E isso pode ser suficiente. É suficiente. Podes não ser reconhecido pelo teu valor, mas o que importa é que tu saibas que tens valor, que cresceste, que agora és bem melhor. Pode ser que chegue, um dia - o reconhecimento. Até lá não vale a pena baixar os braços, não se pode baixar os braços - quando ele chegar, já sabes, vais querer outra coisa qualquer. Por isso, avança, faz, corre, mesmo que não saibas bem o teu destino. Se fores andando sem a angústia do costume, pode ser que não seja preciso lá chegares para seres feliz.

Pode parecer que este texto não tem sentido nenhum, muito menos num blogue sobre moda e design. Mas tem. Pelo menos para mim. Estou a correr sem saber qual é o destino e sem olhar para trás.

Pointer Footwear: inspirados nos clássicos e cheios de estilo






Sapatos inspirados nos clássicos que namoram o agora. A Pointer Footwear aposta em peles e camurças e em lonas ou gangas para o verão. O design da marca marca presença nos detalhes: nos contrastes de cores e nos bordados, por exemplo. Cada sapato é feito à mão em Portugal ou na China 

 

Inspirações índias na coleção de verão 2012 da Goldmud




Uma viagem pelo universo cultural resultante do encontro das civilizações índias americanas com a europeia serviu de inspiração à coleção de homem e mulher da Goldmud para o verão de 2012.  Os símbolos das tradições passadas e movimentos de criatividade do presente, diferentes geografias, grandes rios, oceanos e florestas, valores humanos, arte e artesanatos, conceptualizam os novos sapatos da marca.

A Goldmud é uma marca de calçado com um espírito urbano indie, aventureiro e empenhado, com um design exigente no conforto e um charme contemporâneo e cosmopolita.

Pretty Ballerinas: sabrinas coloridas para todos os estilos






Sabrinas rebeldes, coloridas e versáteis, com inspirações e formas diversas. A marca espanhola é gerida pela terceira geração da família Mascaró, com tradição na indústria do calçado desde o ínício do século XX. As Pretty Ballerinas começaram a vender-se online, em 2005, como um tributo ao estilo de calçado criado com a família iniciou o negócio, em 1918. Cinco anos depois, já tinham convencido estrelas e fashionistas em Nova Iorque, Londres ou Madrid.

A nova coleção da marca foi buscar inspiração à explosão de cores vistas em viagens recentes, para a abertura de lojas Pretty Ballerinas em Telavive, Instambul e Qatar. O sul de França e o Flamenco serviram de base para os modelos às bolinhas e o ritual do chá das cinco no The Ritz de Londres foi o mote para o modelo "T", que recebeu o nome de Marilyn. As "Sport" podem levar-se para a praia, uma vez que são à prova de água, que deixam o pé respirar e têm uma sola de borracha e uma palmilha almofadada que permite caminhar quilómetros.

Em Portugal estão à venda no El Corte Inglés e na Haity.

Vintage Fever

sapatos DKODE

mala Fly London

vestido Ruche

Não quisemos aprender a fazer renda ou tricot com as nossas tias e avós. Desdenhámos das roupas que elas usavam. Achávamos aquilo tão feio e fora de moda que nem por sombras se voltaria a usar. Na altura não sabíamos, mas a moda está sempre a reinventar-se e, atualmente, vivemos uma verdadeira febre vintage.

O que está na moda já não é só reciclar peças antigas escondidas em baús velhos ou tricotar as nossas próprias camisolas. Há cada vez mais marcas especializadas em peças vintage, tanto na roupa como nos acessórios. Eu sou fã das internacionais Swedish Hasbeens, Ruche e ModCloth e das portuguesas koolook (à venda na Águas Furtadas, no Porto), Rococó e B.vintage (à venda na Rosa Malva, no Porto) – tudo artigos novos, inspirados na moda de outras décadas.

As marcas de moda contemporânea já perceberam o potencial e estão a apostar na inspiração no passado. A nova coleção da Fly London tem carteiras de “inspiração vintage”, a espanhola Titis apresenta para o Verão de 2012 uma coleção inspirada na moda americana dos anos 50, a DKODE criou sapatos femininos com uma “contemporaneidade retro”, onde os clássicos são revisitados e reinventadas para o mundo moderno.

Por mim, tudo bem, sou fã, esta febre não me incomoda.

Este artigo da Divine Shape foi publicado no site Trend Alert.

Iglezia: Jóias com alma, significado e histórias


 

Jóias feitas à mão, cheias de personalidade e significado, que contam histórias e falam de momentos e emoções. É assim que Patrícia Iglésias identifica as suas peças. A missão da designer que em 2009 criou a sua própria marca, chamada Iglezia, é fazer com que cada jóia tenha alma. Iglezia é, também, a loja-atelier da criadora, situado na Rua Alfredo Keil, 305, no Porto.

A designer deu os primeiros passos na área da joalharia na Escola Secundária Artística Soares dos Reis, licenciou-se em escultura na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Em 2006 esteve em Nova Iorque, onde fez um estágio numa oficina de joalharia onde era feita a produção de jóias para David Yurman. Em S. Paulo, no Brasil, fez uma pós-graduação em design estratégico e um curso de identificação e avaliação de gemas de cor.

OUT OF MY BOX: Não me falem de crise

Antes da crise diziam "comprem, comprem". Agora dizem o mesmo, mas com o pretexto de que nos vão salvar a vida, porque são os mais baratos e estão mesmo preocupados com as dificuldades da nossa vida e com os nossos filhos.
 
Estou a falar dos hipermercados, das marcas de automóveis, da publicidade em geral. Já não a consigo ouvir. Ligo o rádio de manhã a caminho do trabalho, tentando embalar-me na boa disposição de uma música, e depois é aquilo: tudo que é spot publicitário a falar da crise, a apresentar-se como solução para a nossa falta de dinheiro na carteira, é uma chapada atrás de outra e eu estou farta.
 
Sei que estamos em crise, sinto-a na pele todos os dias, já a sinto quando abro o frigorífico mas não quero que me estejam sempre a lembrar do mesmo. Sobretudo para me convencerem a comprar mais por menos dinheiro porque é o melhor para mim. Não é. Não tenho dinheiro, não posso comprar. Não nos iludam. Não se iludam.
 
Este é mais um texto da Divine Shape publicado no Trend Alert.

Butterfly Twists: o calçado com estilo pode caber numa carteira e vai aos Grammys






Inovação, simplicidade e moda prática. Sapatos inteligentes, com estilo e portáteis. São estas as máximas da Butterfly Twists, a marca de calçado britânica que vai estar presente este ano na cerimónia dos Grammys, que se realiza no domingo, dia 12 de fevereiro.

As sabrinas dobráveis da marca vão ser o presente "oficial" nos bastidores da entrega dos prémios e a empresa confia que vão ser o acessório "must-have" na clutch de cada estrela que passar pela passadeira vermelha.

As "folding ballerinas" têm solas finas e inteligentes, desenhadas para que se possam dobrar e caber na mais pequena das carteiras feminina. São um acessório essencial para quem gosta de mudar de visual ao longo do dia ou para quem precisa de trocar os saltos por algo mais confortável.

As "folding boots" são outro dos trunfos da marca. As botas também são dobráveis, pelo que são ideais para as viagens: combinam com vários estilos e deixam a mala com mais espaço (para mais roupa, claro).

A boa notícia é que a Butterfly Twists está agora em Portugal através da Drops PT e de Thais Amormino.

A empresa venceu, em 2010, o prémio Best New British Footwear Brand, da British Footwear Association, e, em 2011, o galardão Best New Exporter, da UK Fashion and Textile Awards.

Drops: uma revista contemporânea sobre lifestyle, criatividade e inovação em Portugal


Capa da segunda edição da Drops Portugal, de Dezembro de 2011

Uma revista contemporânea onde o destaque vai para o lifestyle, a criatividade e a inovação. Sobre moda, design, designers, músicos e artistas, mas também sobre os portugueses em destaque no mundo. E sobre lugares especiais que só quem lá vive conhece. Porque a Drops anda na contra-mão do turismo que todos fazem.

A revista brasileira criada em 2002 chegou agora a Portugal. Já foram públicados dois números em formato digital, mas a próxima edição será impressa e distribuída em Lisboa e Porto, revelou à Divine Shape Thais Amormino, editora da publicação portuguesa.

Desde 2008 que a brasileira Thais começou a fazer artigos especiais sobre Portugal na Drops Mag Brasil e foi-se apercebendo da falta de uma de "uma revista altamente contemporânea e luxinho no país", ou seja, de "um nixo no mercado editorial português, onde o lifestyle, criatividade e inovação tivessem lugar".

Por achar que os portugueses não valorizam o que têm, a Drops Portugal nasceu no intuito de ser uma porta para os próprios portugueses re-descobrirem o país, para os brasileiros conhecerem melhor Portugal e para criar um intercâmbio maior entre os dois países.

OUT OF MY BOX: Famílias, flexibilizem-se!

Desde que comecei a procurar projetos inovadores na área da moda e do design que me cruzo com pessoas que tinham um emprego “normal” e mudaram de vida. Muitas vezes por causa dos filhos. Não consigo passar ao lado desse lado da história.
E então lembrei-me daquele dia  em que o desabafo da Mãe que Capotou  desencadeou o desejo de uma revolução e choveram comentários sobre como é difícil conciliar o trabalho com os filhos.

O debate deu origem ao Movimento Flexibilizar para Conciliar, que faz força para que as empresas se convençam de que não podem prejudicar pais e mães trabalhadores. Diz o Movimento, e eu concordo, que um trabalhador que vê as suas necessidades respeitadas é mais produtivo.

Antes havia a família alargada, a avó ou a tia que cuidava dos miúdos quando os pais se atrasavam. Agora os avós ainda trabalham. Ou estão longe. E, cada vez mais, os pais não querem deixar de ser pais. Isto, para mim, é uma tendência.

Escrevi este artigo para o Trend Alert e na altura achei que não fazia sentido publicá-lo aqui. Agora que o artigo da raparigascomonós inaugurou no Divine Shape o tema "lifestyle", achei que fazia sentido trazê-lo para o blogue.

REC: Dar nova vida e estilo à roupa usada, estragada ou indesejada








A  REC-Recycled Clothing é um dos projetos da designer de moda Joana Teodoro. Trata-se de uma linha de vestuário e acessórios reciclados, feita a partir de peças velhas, usadas danificadas ou indesejadas. São peças únicas e não têm estação.  

A designer, que colaborou no desenvolvimento da linha comercial Narkë, da Storytailors, acredita que a reciclagem acrescenta valor e significado ao trabalho desenvolvido, oferecendo uma perspectiva mais pessoal,  recuperando história, experiências e vivências passadas.

A REC tem uma colecção por ano, primavera-verão-outono-inverno, com dois lançamentos sazonais, respeitantes ao calendário comercial e ao clima previsto. A opção tem em mente a defesa do desenvolvimento de ideias e de ideais duradoiros.

Qualidade, criatividade e funcionalidade são os pilares deste projeto, que surgem de um sentido prático e de uma necessidade maior: o equilíbrio entre design, inovação e meio envolvente. A preocupação com a sustentabilidade ambiental, a qualidade de vida e a sociedade de consumo implica necessariamente uma reflexão sobre o que serão os produtos do novo século.

A designer, licenciada em Design de Moda pela Faculdade de Arquitectura de Lisboa, acredita que todos os produtos têm valor (material ou afectivo) e valoriza os recursos e a energia dispendida em cada um deles.

A recolha da matéria-prima é feita a partir do atelier, beneficiando da doação de clientes, amigos e simpatizantes. Um dia, a marca espera usufruir de um sistema de recolha institucional e organizado a nível de autarquias com um objectivo comum.

As peças da REC estão à venda na Galeria de Exclusivos, no Bairro Alto, em Lisboa, e na Mau Feitio, em Coimbra.

Muita cor nos sapatos e inspiração vintage nas malas da Fly London










A colecção Primavera-Verão 2012 da Fly London retoma a cor e o humor. No departamento feminino, o destaque vai para as sandálias com solas padronizadas em novas cores e texturas, onde se destaca um inovador salto em acrílico. Os homens terão de escolher entre novos brogues de camurça coloridos e as alpergatas em algodão. A colecção de acessórios inclui novas mala de inspiração vintage e novos modelos de óculos de sol.